Activity
Mon
Wed
Fri
Sun
Jan
Feb
Mar
Apr
May
Jun
Jul
Aug
Sep
Oct
Nov
Dec
What is this?
Less
More

Memberships

Desconheço

965 members • Free

5 contributions to Desconheço
FIRE - Financial Independence, Retire Early
Alguém por aqui nesta jornada ? Gostava de partilha de ideias. Obrigado.
3 likes • 25d
Eu já acho que a minha reforma vai ser mesmo só os investimentos que estou a fazer 😂. Estou disposto a partilhar ideias sim. Invisto em ETFs, ações individuais para longo prazo com analise fundamentalista e tenhos 20% da minha carteira em cripto.
2 likes • 13d
@Fernando Mendes ​1. Investir em ETF’s quando estão em máximos históricos ​A resposta curta é: Sim, historicamente compensa continuar a investir. ​Muitos investidores sentem vertigens quando os mercados (como o S&P 500 ou o MSCI World) tocam em máximos, com medo de que uma correção esteja iminente. No entanto, aqui estão os pontos a considerar: ​A Natureza do Mercado: Os mercados bolsistas têm uma tendência secular de subida. Isso significa que, por definição, eles passam uma grande parte do tempo a bater novos máximos. Se parar de investir sempre que há um máximo, pode ficar fora do mercado durante anos (o chamado custo de oportunidade), perdendo a composição de juros. ​Time in the Market > Timing the Market: Tentar acertar no momento exato de entrar ou sair ("timing the market") é extremamente difícil, até para profissionais. O tempo que o dinheiro passa investido é, estatisticamente, mais importante. ​Estratégia DCA (Dollar Cost Averaging): Se faz reforços mensais ou periódicos, está a proteger-se naturalmente. Quando o mercado está em máximos, compra menos unidades; quando o mercado corrige, compra mais unidades com o mesmo valor. A longo prazo, isto suaviza o preço médio de aquisição. ​Conclusão sobre a estratégia: Se o seu horizonte temporal é longo (acima de 10 anos), o facto de estar em máximos hoje será irrelevante no futuro. A consistência é o "segredo". ​2. O Gráfico: O "Ciclo de Benner" ​Para leres isto agora em Novembro de 2025, tens de olhar para as 3 linhas assim: 1. ​Linha de Baixo (C - Hard Times): São os anos de crise e preços baixos, ou seja, altura de comprar. Se reparares, lá está o 2023 (o fundo foi em 2022 mas o gráfico continua com razão pois em 2023 eram um bom memento para comprar). Foi quando o mercado bateu no fundo e era a altura ideal para entrar. 2. ​Linha do Meio (B - Good Times): São os anos de euforia e preços altos, ou seja, altura de vender. O próximo ano que lá aparece é 2026. 3. ​Onde estamos agora (Novembro 2025): Estamos exatamente na subida entre o fundo de 2023 e o topo de 2026.
Ajuda.
boas, tenho 20 anos e não faço a minima ideia de como começar a investir, já ouvi falar de etfs e prr, e corretoras e etc mas nunca entendi muito bem. trabalho no mc donalds enquanto estou a fazer um gap year porque quero voltar para a faculdade com algum dinheiro. não tenho fundos de emergência nem nada disso. por onde devo começar?
2 likes • 15d
Boas tenho 22 anos. Eu estou na faculdade e trabalho, na minha opinião cria um poupança (vai render pouco mas é segura para ser um fundo de emergência), analisa ETFs S&P 500, MSCI all-world e FTSE all-world por exemplo. Não invistas dinheiro em ações individuais sem ter uma noção boa do tema, eu gosto de analise fundamentalista por ser um investidor a longo prazo. É muito importante conseguires todo o tipo de conhecimento que poderes em videos, livros etc. Mas o mais importante é INVESTIR no teu conhecimento ou seja tirar um bom curso(faculdade ou outros) com boas saídas para conseguires ganhar dinheiro. Algumas recomendações: Livros: "Pai rico Pai Pobre" (Mindset),​"O Homem Mais Rico da Babilónia" de George S. Clason, "O Investidor Inteligente" de Benjamin Graham (O livro pai dos livros de investimento, bom para teres umas noções de analise fundamentalista) Canais de vídeo: Desconheço(Geral) , Dividedos Portugal (Análise Fundamentalista), Catarina Machado(O básico de investir) e Gonçalo Ribeirinho( De todos é o que menos gosto mas tem alguns vídeos bons). Se soberes inglês: Adam Khoo, Ben Felix, Mark Tribury, Tom Crosshim, The Plain Bagel. Cripto: Satoshi Stacker / Satoshi Stacker Português ( Não invistas em cripto em compreender o que é blockchain, sobres as redes, os fundamentos dos projetos das moedas entre outros muito menos te metas nos bots por enquanto.) Sem conhecimento profundo não invistas com alavancagem (CFD, BOTs). Bons estudos e sucesso💪
Apps financeiras, o que vocês usam?
As minhas são: Coinex - crypto Coinbase - (para circular Fiat de, e para a Coinex) Degiro - ETFs e Ações Trading View - gráficos e TA Trade Republic - Cash parado a render 2% ao ano Moey - Banco pessoal Activo bank - Banco familiar Just ETF - análise de ETFs Getquin - tracking de Portfólios Mbway Coin Market Cap - análise mercado crypto Chat GPT - uso para trocar umas bolas sobre investimentos
1 like • 19d
Boas, as minhas são: Binance + Ledger = crypto Trading212 = corretora onde tenho Ações e ETFs (estou a estudar colocar REITs mas dadá a minha idade acho que ainda não vale a pena) XTB = Onde tenho Ações da INTC e TTWO, até as vender depois imigro totalmente para a Trading(não vale a pena estar a pedir transferência dos ativos) Caixa Geral de Depósitos: Conta bancária JustETF - analisar ETFs MarketScreener + Stock Analytics + Yahoo Finance + TipRanks e Investing.com - ver o que os analistas esperam do preço das ações e onde vou buscar os dados para analise fundamental (não olho para gráficos ) Bluecoins - APP Gestão de Finanças Pessoais Fuelio - APP Gestão dos Carros Perplexy+Deepseek: para ajudar a tirar umas duvidas e minimizar comprar Ações por emoção ou sensações do mercado
Investir??
Devido à incerteza nos EUA, qual a vossa opinião sobre investir a estes preços baixos? Arriscar ou esperar? Recessão ou Oportunidade? Estava a pensar em EFT's.
2 likes • 25d
O mercado de ações é o único que as pessoas fugem quando a promoções. Acho que para longo prazo ETFs são uma boa escolha (s&p500, msci world, all world) o importante é fazer DCA mesmo se os mercados estiverem em alta ou baixa. No meu caso só aproveito ações baratas quando é ações individuais (depois de passarem por analise fundamentalista e calculos de preço justo por mim), de resto faço DCA todos os meses em ETFs e Bitcoin sem me importar com o preço.
Como equilibrar investimentos regulares com outros objetivos?
Olá a todos, Tenho uma dúvida que acredito que muitos também enfrentam: como fazem o equilíbrio entre os investimentos regulares (como ETFs, PPRs, etc.) e outros objetivos financeiros, sejam investimentos pontuais ou metas pessoais (como comprar casa, viajar ou investir num negócio)? Como gerem a percentagem que destinam a cada tipo de objetivo e que critérios usam para decidir quanto vai para onde? Gostava de saber as vossas estratégias ou regras práticas para manter um bom equilíbrio entre investir de forma consistente e, ao mesmo tempo, não negligenciar outras metas importantes.
1 like • 25d
@Jose Ribeiro Não sei se fazes aportes mensais e se usa não DCA. No meu caso uso a Trading criei um Pie(= plano de investimento na XTB) com alguns ETFs. Sempre que eu aporto mensalmente o plano faz reebaleciamento automático com o dinheiro que eu coloquei para deixar todos os ativos mais ao menos com as percentagens que defeni. Tenha em atenção se o “rebalancing” vende os ativos e compra os que estão em prejuízo ( para nós portugueses não vale a pena, pois temos impostos de 28% dos lucros) . Isto é se o José usar os ETFs como investimento para longo prazo
1-5 of 5
Rodrigo Silva
2
8points to level up
@rodrigo-silva-7858
"Preço é o que pagas, valor é o que recebes. Compra valor, não modas."

Active 3d ago
Joined Nov 11, 2025